Para iniciar as postagens desse novo Blog, vou começar a falar sobre um das cidades mais queridas que já vivi: Montevidéu. E nada melhor que falar em uma das paixões de brasileiros e uruguaios: O futebol (inicialmente eu tinha publicado esse artigo no meu outro blog que se chama Vida na Turquia e Outras Cositas Mas, mas o tema não se encaixa por lá, então adaptei o artigo para esse novo espaço)
O Museu do Futebol está localizado na linda cidade de Montevideo, Uruguay, o local foi declarado pela FIFA como monumento histórico do futebol sendo construído na tribuna olímpica do estádio Centenário (estádio construído especialmente para abrigar a primeira copa do mundo, em 1930), possuindo uma sala de exibições, onde é possível ver todas as conquistas uruguaias em torneios mundiais (em todas as categorias), além de imagens de documentários futebolísticos. O museu foi reformado há alguns anos atrás e atualmente é um dos pontos turísticos da capital uruguaia de onde, através da torre, pode-se ter uma vista privilegiada da cidade.
Para os amantes do futebol o museu é um verdadeiro passeio no túnel do tempo, onde é possível apreciar cenas do mundo do futebol através de jornais, fotos e troféus que convidam o visitante a um mergulho na história desse esporte. E claro, quando o tema é o futebol, o nosso Pelé nunca é esquecido, ele tem um cantinho dedicado somente a ele, assim como Maradona também tem o dele. Além dos personagens ilustres e históricos do futebol mundial, o museu tem uma ala contemporânea, onde é prestada uma homagem especial à seleção uruguaia, "La Celeste", com dois painéis específicos onde são homenageados dois personagens principais da conquista do 4º lugar na penúltima copa do mundo, que são eles: Diego Forlán (eleito melhor jogador da copa de 2010) e Washington Sebastián Gallo, mais conhecido como "Loco Abreu" , um dos jogadores mais queridos pelo povo uruguaio.
O estádio Centenário está precisando urgentemente de reformas e é uma tristeza ver um local histórico como este tratado com descaso, mas mesmo assim, a visita ao local e ao museu é bastante interessante pela importância histórica do esporte na América do Sul.
O museu está aberto de quarta a sexta-feira de 10 às 18 horas; sábados e domingos de 10 às 14:30h.
Vista do Estádio Centenário
Vitrine do "Loco Abreu"
Vitrine do Pelé
Réplica da taça Jules Rimet
Panorama da parte térrea do museu
Vista interior do museu
Vista interior do museu
Vitrine do MaradonaO museu está aberto de quarta a sexta-feira de 10 às 18 horas; sábados e domingos de 10 às 14:30h.
Vista do Estádio Centenário
Vitrine do "Loco Abreu"
Vitrine do Pelé
Réplica da taça Jules Rimet
Panorama da parte térrea do museu
Vista interior do museu
Vista interior do museu
.