A Catedral de Alexandre Nevsky está localizada na cidade de Sófia, capital da Bulgária. Alexandre Nevsky foi príncipe, comandante militar, diplomata e grande líder russo da época medieval e ajudou a manter a identidade da igreja cristã ortodoxa durante um período conturbado por guerras. É considerado santo pelas igrejas ortodoxa e católica romana.
A construção da Catedral de Alexandre Nevsky, em Sófia, foi realizada com homenagem aos soldados búlgaros, russos, ucranianos, romenos, moldovianos e finlândeses que lutaram e morreram pela libertação da Bulgária do Império Otomano (1877-1878), após 5 séculos de dominação. Os recursos para a construção vieram do Estado búlgaro e de doações de cidadãos ricos.
A catedral é a sede do patriarcado ortodoxo no país, sendo a maior edificação da igreja ortodoxa em todo o mundo, com capacidade para 5 mil pessoas e seu interior impressiona por sua decoração em mármore e por diversas pinturas de artistas búlgaros, russos e tchecos. O local foi quase totalmente destruído durante as duas guerras mundiais.
A igreja é um dos símbolos da cidade de Sófia, com suas cúpulas douradas, que podem ser vistas a distância.
Vista geral da catedral
Entrada principal da catedral
Detalhe de pintura em mosaicos uma das portas laterais (São Jorge e São Nicolau de Sófia)
Detalhe de pintura em mosaicos de outra porta lateral (Santo Teodósio de Tarnovo)
Detalhe de pintura em mosaicos em outra porta lateral (Santa Helena, mãe do imperador Constantino )
Interior da catedral
Interior da catedral
Vista da catedral em meio a paisagem da cidade de Sófia
Olá,
ResponderExcluirFiquei admirando as imagens, simplesmente linda essa catedral.É uma igreja ortodoxa igual a que você mostrou na Turquia né? É realmente admirável.Bjos!Angel
Olá Angel, sim essa igreja ortodoxa é da mesma linha da que eu mostrei na Turquia. Beijos
ResponderExcluir