O Mar da Galiléia (também chamado de Mar de Tiberíades) em Israel e atualmente chamado de kineret, é na verdade um lago de água doce, localizado ao norte de Israel, cujo principal afluente é o famoso rio Jordão.
Por não possuir conexão com nenhum outro mar ou oceano, o Mar da Galiléia é considerado um mar isolado, estando a 213 metros abaixo do nível do Mar Mediterrâneo.
Na Bíblia a região do Mar da Galiléia é citada várias vezes no Novo Testamento, é lá que ficavam as cidades de Tiberíades, Cafarnaum, Betsaida e Genesaré, etc.
Foi no Mar da Galiléia que Jesus fez o milagre da multiplicação dos peixes, quando Pedro, André, Tiago e João atiraram as redes mas nada tinham pescado. Também foi no Mar da Galiléia que Jesus andou sob as águas, entre outros milagres. Na época de Jesus a Galiléia era uma das regiões mais pobres de Israel.
A guerra dos seis dias, em 1967, entre Israel e Síria ocorreu porque os sírios decidiram criar um plano de desvio de afluentes do Mar da Galiléia, o que ocasionaria uma grande redução do volume de água do lago. No conflito Israel acabou ocupando as colinas de Golã, que ficam cerca do local e que contém várias fontes que alimentam o Mar da Galiléia.
Atualmente o Mar da Galiléia é a maior reserva de água natural e potável de Israel, por isso durante o inverno o governo publica diariamente na internet o nível de água do " Kineret ". O Mar da Galiléia é também um importante local de turismo, em suas praias são praticados os mais diversos tipos de esportes aquáticos, possuindo vários hotéis e áreas de camping.
As fotos abaixo foram tiradas as margens do que foi a cidade de Tiberíades.
Para quem deseja ir a Israel, uma visita ao Mar da Galiléia é imprescindível.
Vista da imensidão do Mar da Galiléia |
Mar da Galiléia e ancouradoro de barcos |
Barco na Galiléia |
Mar da Galiléia e as Colinas de Golã |
Aceitam um peixinho pescado na Galiléia ? |
Outra vista do Mar da Galiléia |
Restaurante a beira do Mar da Galiléia |