O Mar Morto , na verdade é um lago de água salgada, alimentado pelo rio Jordão e está abaixo do nível do mar 400 metros, sendo o local mais abaixo desse nível no mundo, possuindo 430 metros de profundidade, banhando Israel e Jordânia. O Mar Morto possui teor de água salgada 10 vezes maior que o existente em outros mares, o que ocasiona a não existência de vida no local, exceto pela presença de algumas algas e bactérias.
Com o passar dos anos o Mar Morto vem perdendo seu volume (cerca de 35%) de água e superfície devido a grande utilização da água do Jordão por Israel e Jordânia, além da evaporação natural. A lama existente no fundo do Mar Morto possui muitas propriedades naturais, amplamente utilizadas na fabricação de cosméticos e produtos medicinais pelas indústrias do setor de beleza e saúde. A exploração desenfreada dessa lama vem ocasionando, também, a perda do volume de água do lago e consequentemente o desequilíbrio ecológico.
Devido a grande quantidade de sal e minerais o visitante pode boiar nas águas do Mar Morto sem afundar.
Ao longo das margens do Mar Morto existem algumas praias com estruturas de clube onde o turista paga uma taxa e tem direito a utilizar toda a infra-estrutura oferecida, entre elas disfrutar da lama, retirada das profundezas do lago, e passar-la no corpo, deixando secar ao sol. Após a lama ser removida, a sensação de maciez e pele de bebê é uma experiência incrível!
O Mar Morto é citado na Bíblia com diferentes nomes: "Mar Salgado", "Mar de Arabá" e "Mar Oriental". O termo Mar Morto começou a ser utilizado no século II DC. Na era contemporânea a região do Mar Morto ficou famosa a partir de 1947, quando foram descobertos os manuscritos do Mar Morto, em uma caverna da região, onde a comunidade dos essênios registrou acontecimentos históricos e também manteve cópias de textos da bíblia judaica. A região também é reconhecida como o local das cidades de Sodoma e Gomorra, citadas na bíblia.
Vista de um dos clubes as margens do Mar Morto |
Vista da praia |
Vista do Mar Morto |
Banhistas disfrutando das águas salgadas |
Banhistas passando a lama no corpo |
Praia |
Outra vista do Mar Morto |