sábado, 26 de março de 2016

Museu do Futebol - Uruguay

Para iniciar as postagens desse novo Blog, vou começar a falar sobre um das cidades mais queridas que já vivi: Montevidéu. E nada melhor que falar em uma das paixões de brasileiros e uruguaios: O futebol (inicialmente eu tinha publicado esse artigo no meu outro blog que se chama Vida na Turquia e Outras Cositas Mas, mas o tema não se encaixa por lá, então adaptei o artigo para esse novo espaço)

O Museu do Futebol está localizado na linda cidade de Montevideo, Uruguay, o local foi declarado pela FIFA como monumento histórico do futebol sendo construído na tribuna olímpica do estádio Centenário (estádio construído especialmente para abrigar a primeira copa do mundo, em 1930), possuindo uma sala de exibições, onde é possível ver todas as conquistas uruguaias em torneios mundiais (em todas as categorias), além de imagens de documentários futebolísticos. O museu foi reformado há alguns anos atrás e atualmente é um dos pontos turísticos da capital uruguaia de onde, através da torre, pode-se ter uma vista privilegiada da cidade.
Para os amantes do futebol o museu é um verdadeiro passeio no túnel do tempo, onde é possível apreciar cenas do mundo do futebol através de jornais, fotos e troféus que convidam o visitante a um mergulho na história desse esporte. E claro, quando o tema é o futebol, o nosso Pelé nunca é esquecido, ele tem um cantinho dedicado somente a ele, assim como Maradona também tem o dele. Além dos personagens ilustres e históricos do futebol mundial, o museu tem uma ala contemporânea, onde é prestada uma homagem especial à seleção uruguaia, "La Celeste", com dois painéis específicos onde são homenageados dois personagens principais da conquista do 4º lugar na penúltima copa do mundo, que são eles: Diego Forlán (eleito melhor jogador da copa de 2010) e Washington Sebastián Gallo, mais conhecido como "Loco Abreu" , um dos jogadores mais queridos pelo povo uruguaio.
O estádio Centenário está precisando urgentemente de reformas e é uma tristeza ver um local histórico como este tratado com descaso, mas mesmo assim, a visita ao local e ao museu é bastante interessante pela importância histórica do esporte na América do Sul.
O museu está aberto de quarta a sexta-feira de 10 às 18 horas; sábados e domingos de 10 às 14:30h.





                                                      Vista do Estádio Centenário


                                                        Vitrine do "Loco Abreu"
                                                   


                                                                 Vitrine do Pelé



                                                           Réplica da taça Jules Rimet



                                                 Panorama da parte térrea do museu



                                                     Vista interior do museu


                                                            Vista interior do museu


                                                              Vitrine do Maradona
.



6 comentários:

  1. Oi,outro blog para eu seguir amo história e conhecer os pontos turísticos de outro país,conhecer outro país mesmo através de outra pessoa é bem interessante, claro,quando esta sabe fazer uma boa descrição dos lugares e narrar sua história.

    ResponderExcluir
  2. Aguardo a próxima postagem

    ResponderExcluir
  3. Olá anônimo! Obrigada por participar! Sim vou continuar a escrevendo, com certeza. Vou publicar novidades nos próximos dias :)

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por museus,o meu preferido é o da Língua Portuguesa,ou pelo menos era já que foi incendiado no ano passado e infelizmente ainda não reabriu,mas esse que você mostrou parece bem legal.É até hilária o Brasil ser o "país do futebol"e não ter um museu dedicado a esse esporte tão querido pelos brasileiros.Amei as imagens.Beijos!Angel

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoro museus Angel. Onde é esse museu da língua portuguesa? Pensei a mesma coisa que vc sobre o fato do Brasil não ter um museu de futebol de uma maneira geral, o que temos são alguns pequenos museus dos próprios times. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Hurrem,o museu da lingua portuguesa fica na Estação da Luz aqui no Brasil,mas no ano passado houve um incêndio e destruiu quase tudo.Eu até chorei de tristeza, fui muitas vezes lá para cumprir horas complementares da faculdade.O prédio do museu é considerado histórico,acredito inclusive que era um dos cartões postais do Brasil.Estamos esperando a reabertura.Se você quiser posso enviar algumas imagens dele em seu e-mail e caso reabra (é o que espero) te aviso.E aí quem sabe você não venha aqui para tirar fotos dele também rsrs.Por ora ficaremos na torcida para que reabram logo esse museu que conta a história da nossa língua.Beijo!Angel

    ResponderExcluir