sexta-feira, 1 de julho de 2016

Ateliê da Kazuri - Quênia

O ateliê, fábrica e loja da Kazuri é um dos locais interessantes de se visitar em Nairóbi, Quênia.
A palavra Kazuri significa pequeno e bonito, na língua swahili (língua nativa oficial falada no Quênia). O ateliê começou a funcionar em 1975, fabricando miçangas de argila feitas à mão.
A fundadora Susan Wood começou esse trabalho com duas mulheres africanas, mas em seguida muitas outras mulheres começaram a trabalhar na fábrica, muitas delas mães solteiras que precisavam de um emprego regular.
A Kazuri possui várias lojas, em diversos shopping centers de Nairóbi e outras cidades do Quênia, que vendem belíssimos colares, pulseiras, brincos e miçangas, todos feitos de forma artesanal e sustentável, empregando mão de obra extritamente local.
A fábrica e a principal loja funcionam nas antigas terras da dinamarquesa Karen Blixen, cuja vida foi tão bem retrata no  famoso Filme Entre dois Amores (Out of África), com Maryl Streep e Robert Redford.
Na visita à fábrica é possível acompanhar todo o processo de fabricação das miçangas, a pintura das mesmas e a montagem das peças (colares, pulseiras e brincos). A peças são líndíssimas, originais e com preços bastante acessíveis.




                                                     Vista geral do galpão da fábrica




                                                         Área de processamento da argila



                                                 Máquinas para o processamento da argila


                                                Fornos onde as miçangas são cozidas



                                            ateliê onde as miçangas são pintadas a mão



                                                                Entrada da loja




                                                             Interior da loja


                                                 Exemplo de colar com motivo de girafa




                                                  Exemplo de colar com miçangas coloridas


                                              Exemplo de colar com miçangas coloridas e formato de elefante

2 comentários:

  1. Muito lindo os colares,hoje em dia com tantas máquinas é meio difícil ver coisas lindas produzidas à mão, mas como você mostrou nas fotos acima,colares e pulseiras ainda os são e com certeza há mais coisas que também são.Estou amando estar sempre por aqui em seu blog,pessoas como você que estão sempre em vários lugares carregam sempre uma grande bagagem de conhecimento.Beijos!Angel

    ResponderExcluir
  2. Olá Angel, tem razão hoje em dia as coisas feitas à mão são cada vez mais raras e por isso devem ser valorizadas. Muito obrigada pelos elogios! Vou mostrar muito coisas e lugares ainda, tanto nesse blog como no outro sobre a Turquia. Obrigada por sempre fazer comentários interessantes. Beijos

    ResponderExcluir